Blog

Quanto custa exportar e por que ainda não exportamos?

Você já se perguntou o motivo de sua empresa não exportar seus produtos ou serviços?

Já teve curiosidade em saber quanto custa exportar, ou seja, qual seria o investimento para começar a exportar?

Ou, ainda, já sentiu pressão da empresa ou do cenário econômico para atingir o mercado externo?

Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, fique sabendo que esse texto é pode te ajudar bastante com todas com essas dúvidas!

E, ah, só um lembrete: nós vamos falar muito sobre o custo e o que fazer para exportar um produto, mas se sua empresa trabalha com ideiasprojetos e/ou serviços, você pode aproveitar essas informações para exportá-los também.

Até porque, hoje em dia, com as cadeias globais de valor criadas pela globalização, você também tem a opção de vender projetos a serem desenvolvidos em empresas de outros países.

Bora descobrir por que ainda não exportamos?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tudo começa da porta para dentro: como ter uma empresa exportadora?

Quando falamos em exportação, muito se pensa no produto e se ele é (ou não) exportável. Porém, ele não é a parte mais importante do processo.

Antes de pensar no que exportar e olhar para o mercado internacional, você precisa olhar para dentro e analisar a empresa onde trabalha.

A cultura sempre diz tudo, não é? E aqui não seria diferente.

É a empresa que precisa ter uma competitividade digna da exportação. Se não for assim, mesmo que ela tenha ajuda e receba um empurrão, pode ter certeza: ela vai cair.

A empresa precisa ter atituderecursospessoal qualificado e um bom posicionamento interno (que teoricamente é mais fácil) para, só então, pensar no seu produto.

É preciso, também, ser capaz de analisar seu processo e encontrar falhas para reduzir seu custo de produção. Porque é muito fácil culpar o bendito “Custo Brasil” e ignorar seus processos e ineficiências internas.

Quanto custa exportar: Qual o papel dos executivos e gestores na qualificação da empresa?

Então ok! Você já entendeu a importância de implementar e manter uma competitividade intrínseca na empresa, mas como isso pode ser possível?

Nesse momento que entram os executivos e gestores do local.

Depois de compreender o papel que a empresa tem, eles devem sair a campo e pesquisar para conhecer o terreno onde estão pisando.

Também devem se manter informados e conhecer sobre importações e exportações de produtos parecidos para entender quais são as expectativas do mercado.

E sabe como fazer isso?

A ferramenta principal são as feiras internacionais de exportação e conversando com pessoas que já atuam (e são referências) no cenário internacional.

Nesses eventos, a troca de conhecimento e a expertise de outros profissionais (que poderão ser repassadas aos funcionários da empresa futuramente) vão possibilitar a construção de uma base para a exportação.

Além disso, é importante dizer que a participação é de suma importância tanto em feiras aqui no Brasil como no exterior, principalmente no país ou no continente para onde a empresa quer exportar.

Mas como hoje a pandemia não tem nos ajudado muito para a realização das feiras, uma outra ferramenta muito importante que deve ser utilizada é a Pesquisa de Mercado.

Há várias empresas que prestam este tipo de serviços e fazem um ótimo trabalho, te entregando até valores de venda de produtos a clientes finais, quem tem importado produtos similares nos países alvo e por aí vai!

Você sabia que, em média, 60% a 70% dos negócios fracassam por causa das diferenças culturais?

Por isso, é imprescindível ter experiência no mercado que a empresa almeja para evitar que costumes e formas diferentes de venda impeçam a exportação.

Quando for começar, o foco não é só exportar, precisa ser exportar para o país X ou Y, definir seu mercado alvo é importantíssimo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quanto custa exportar: Qual a necessidade de investir antes de exportar?

A gente sabe que, quando mexe no bolso, sempre é mais difícil tomar decisões dentro de uma empresa.

Porém, antes de exportar, a qualificação e o investimento fazem parte do processo. Anote isso: exportar é sempre sobre investir.

E esse investimento, pode ter certeza, vai trazer retorno. Ele vai possibilitar a diminuição de riscos e de barreiras que se erguem para empresas que entram “nua e crua” na exportação.

É importante entender que a exportação é uma escola, com passos e degraus a serem galgados.

Então, é necessário investir em feiras, em cursos de capacitação e em pessoal qualificado, na adaptação do marketing para o país alvo, tudo pensando no retorno lá na frente.

Quais as características comuns de empresas que se deram bem na exportação?

Como nós já vimos, a empresa tem um longo caminho a ser trilhado até chegar na exportação e, sem dúvidas, as empresas que são referências tiveram cuidado com o background e com os trabalhos de bastidores.

Elas investiram na qualificação do seu pessoal, buscaram profissionais experientes para gerenciar a exportação, participaram de feiras internacionais de produtos e tecnologias e capacitaram seu pessoal da área técnica.

Além disso, fizeram grande pesquisa de mercado e se tornaram competitivas ao trabalhar seu produtoagregar valor a ele e definir um preço bom e justo.

Em resumo, uma empresa de sucesso na exportação investiu em 4 Ps:

  1. Produto
  2. Profissionalismo
  3. Paciência
  4. Perseverança.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como sei que meu produto é exportável?

Depois que a empresa e seu pessoal estão devidamente qualificados, para atingir a exportação é necessário começar a analisar o produto e torná-lo exportável.

E você sabe quando um produto é exportável?

Em linhas práticas, ele atinge essa “classificação” quando alcança o nível de exigência de seu mercado alvo.

Essa exigência envolve diversas características, tais como desenhocertificaçãocuidado com o ambienteatendimento ao clienterecursos, método e valor agregado!

Além disso, também é importante ter explícito quais são os benefícios que o produto oferece ao cliente em comparação com produtos similares.

Perguntas como “por que comprar de mim?” e “o que meu produto tem a mais?” devem ser feitas frequentemente para entregar a maior exclusividade e valor agregado ao cliente.

Lembre-se:

Quando você faz compras em um supermercado, você sempre pega o produto mais barato? Não né, tem sempre aquele tipo de produto que você compra o seu preferido.

Então na hora de exportar, você também pode agregar valor para que não depende somente de ser o produto mais barato disponível.

Entendo do mercado interno, posso partir para o externo?

Claro que é essencial compreender do mercado interno para exportar, como já vimos alguns parágrafos atrás. Porém, isso não é o bastante.

Antes de decidir partir para o mercado externo, é importante fazer uma reflexão sobre o alcance da empresa na localidade em que ela está inserida.

Por exemplo, se uma empresa entrega seus produtos somente na região Sudeste do Brasil, ela poderia considerar atingir outras regiões domésticas e ampliar o mercado interno para adquirir mais experiência.

Do contrário, por mais que seja duro, será bem difícil ter uma vivência no mercado internacional, independentemente de seu tempo de existência.

Isso acontece porque as variáveis são diferentes.

Ou seja, é necessário analisar todas as opções e possibilidades internamente e buscar se especializar em um público para, então, alçar voos maiores.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quanto custa exportar: Como PMEs podem atingir a exportação?

Você sabia que somente 1% das Pequenas e Médias Empresas alcançaram o nível de competitividade internacional?

Sabe por quê?

Por alguns motivos que envolvem falta de serviço ao clientefalta de parceirospouca qualificação de pessoalpouco investimento em RH qualificado e poucos profissionais de internacionalização.

Claro que qualificação e preparo muitas vezes envolvem um orçamento que PMEs não possuem, mas não é por isso que elas devem desistir de exportar.

É importante lembrarmos que toda empresa nasce pequena.

E o que determina se ela vai conseguir crescer são algumas características como atituderecursoconhecimento e companhia especializada.

Sabendo disso, as Pequenas e Médias Empresas possuem algumas alternativas para atingir a exportação, que listamos aqui:

·      Ser comprada: caso ela seja comprada por uma empresa maior de ramo parecido, ela poderá atingir o mercado internacional com ajuda de quem já possui vivência nele. Como uma trading company especializada no mesmo nicho;

·      Ter características únicas: a empresa pequena que possui um nicho específico sobrevive ao mercado interno porque oferece algo exclusivoProdutos que valorizam a “brasilidade” ou características de uma região têm maiores chances;

·      Consórcio de promoção de exportação: pequenas empresas podem integrar experiências juntas para ter vantagem competitiva e parear com empresas grandes. Como detalha Nicola Minervini em seu livro “O Exportador”.

Posso exportar somente 1 ou 2 vezes?

Outra pergunta que ronda empresas que buscam a exportação, não é mesmo? Para respondê-la é importante lembrarmos que exportação também joga com a imagem do país, mais do que com a imagem da empresa.

Ou seja, exportadores temporários, que tentam 1 ou 2 vezes e desistem, são péssimos para a imagem do país pois demostram falta de compromisso.

Por isso é tão importante pensar muito antes de tomar a decisão de exportar, pois você poderá comprometer e queimar o filme de outras empresas.

Exportadores “golfinhos” que sobem, fazem uma venda e somem, se queimam e prejudicam todo um setor.

Me conta a sua experiência na exportação

Quais são seus desafios? Histórias sobre tentativas falhas ou bem sucedidas no mercado exterior?

Bora conversar, talvez eu possa te ajudar!

Simbooooraaaa exportar!