Por que criei a comunidade Comex 360º?

 

Eu estava conversando uma vez com a gerente de importação de uma das maiores siderúrgicas da América Latina, um de nossos grandes clientes, e ela me falava da dificuldade de encontrar no mercado profissionais para atuarem no COMEX, mas que tinham experiência e o conhecimento de todas as áreas que se envolvem o COMEX, como suprimentos, logística internacional, planejamento e gestão aduaneira, transporte rodoviário, área fiscal e contabilidade, dentre outras áreas importantes.

 

E, realmente, a maioria das pessoas que trabalham no COMEX fez ou está fazendo a sua carreira em um segmento específico, o que acaba limitando a sua visão em alguns temas. E, apesar de existirem bons cursos no mercado, nenhum era focado na gestão de COMEX, para alimentar o aluno com esses temas.

 

A nossa área, realmente, é, cada vez mais, dinâmica e complexa, então, para termos ótimos resultados e nos prepararmos para o futuro, precisamos fortalecer, muito bem, duas habilidades, que a própria Martha Gabriel cita em seu livro “Eu, você e os robôs”.

 

A primeira é o pensamento crítico, pois, em um ambiente com mudanças cada vez mais aceleradas, precisamos ter o conhecimento estratégico de várias áreas para interpretarmos, nós mesmos, as mudanças de cenário e tomarmos as melhores decisões.

 

E a segunda é a habilidade de se conectar, pois, em um ambiente cada vez mais completo, precisamos ter um bom networking, para sempre ter alguém com o caminho das pedras em determinado assunto, e, também, nos conectar bem com máquinas e softwares e trabalhar em conjunto.

 

Por isso, eu decidi criar a comunidade COMEX 360º, onde você terá acesso a:

 

  • Aulas gravadas e ao vivo, para fortalecer o seu conhecimento estratégico de várias áreas do Comex, desenvolvendo o seu pensamento crítico para tomadas de decisão mais rápidas e assertivas;
  • Aulas com temas focados em cada um dos players do COMEX, para você entender os reais desafios de cada um, se conectar e extrair melhores resultados de seus parceiros;
  • Ferramentas e técnicas para gerir as operações de COMEX de ponta a ponta, sabendo quais são os principais indicadores-chave (KPIs), como gerar, analisar e aumentar a eficiência;
  • Aumentar a diversidade do seu conhecimento generalista de Comex, desenvolvendo a sua criatividade na solução de problemas novos;
  • Pertencer à comunidade COMEX 360º, exclusiva para membros que também estão no campo de batalha como você, tentando evoluir para potencializar o seu networking.

 

Além de aulas e vídeos que já estarão disponíveis na comunidade na sua entrada, toda semana, há um vídeo novo sobre algum tema específico, sempre trazendo mais conhecimento e atualização sobre a nossa área.

E você pode contribuir na escolha dos temas que serão gravados em seguida!

Além de, claro, ter o suporte da minha equipe e dos colegas na comunidade para ter respostas às suas demandas do dia a dia.

Sobre a Gestão de Comex 360°

A Gestão de Comex 360° é uma metodologia que desenvolvi para ajudar profissionais a gerenciarem estrategicamente as operações de Comex, com foco em resultados globais, eficiência, sustentabilidade e inovação.

Com essa metodologia, gerei resultados suficientes para passar de empreendedor do interior do estado de Minas Gerais a gestor de uma empresa com mais de 90 funcionários, cinco escritórios no exterior e filiais no Brasil.

A área de comércio exterior merece maior destaque dentro das empresas, mas somente com resultados expressivos conseguimos esse holofote.

 

Por isso, criei essa metodologia para ajudar você que quer se destacar no mercado de Comex e conquistar resultados positivos para sua empresa.