Blog

Qual a saída para as cadeias de suprimentos globais no pós pandemia?

Qual a saída para as cadeias de suprimentos globais no pós pandemia?

Leonardo Schmidt

Leonardo Schmidt

Especialista em Gestão de Comércio Exterior | Palestrante | Sócio e Head Comercial, S&T e Desembaraço da Interfreight

Mesmo antes da pandemia, havia uma tendência de países fechando seus mercados. À exemplo do Brexit, na Europa, e dos EUA, impondo tarifas de importação para proteger segmentos industriais. Agora estamos vendo vários países falarem em repatriação de fábricas, controle maior de imigração, de viagens internacionais ….

Sem falar na tensão em torno da guerra comercial EUA x China.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Agora, após semanas de pandemia e isolamento social, vemos que o Covid colocou o mundo em uma panela de pressão, testando a força e a estrutura de empresas, governos e relacionamentos. Cozinhando tudo mais rápido!

Já há até um número crescente de divórcios neste período.

E quando o ser humano é forçado ao extremo, colocado nas cordas, decisões mais radicais soam como a “bala de prata” que vão resolver todos os problemas.

Adeus Globalização ?!

E na sua edição de 16 de Maio, a The Economist publicou um artigo que fez total sentido para mim, principalmente no contexto acima.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Lhe explico o porquê.

Mundo afora, a opinião pública tem ficado mais avessa à globalização:

  • O governo Trump fala em apertar mais ainda as regras de imigração, para que os empregos sejam direcionados somente aos americanos.
  • Os estímulos econômicos do governo japonês, às suas empresas, envolvem subsídios maiores para quem repatriar suas fábricas.
  • Países vizinhos que tem restrições de saúde parecidas, como a Austrália e a Nova Zelândia, estão criando bolhas de viagem, permitindo a circulação de pessoas somente entre seus destinos.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas será que esta é a melhor saída?

Segundo o mesmo artigo, se engana quem pensa que um sistema de comércio internacional, com uma rede instável de controles nacionais, será mais humana ou segura.

Países em desenvolvimento não conseguirão acompanhar todas as medidas e a vida nos países de primeiro mundo será mais cara e menos livre.

O caminho para construir cadeias de suprimentos mais resilientes a forças externas não é domesticá-las, concentrando o risco e perdendo o ganho de escala, mas sim DIVERSIFICÁ-LAS.

E como a transformação digital pode te ajudar no cenário pós pandemia?

O que já era tendência na evolução, ficou ainda mais acelerado na pandemia. Cozinhando rapidamente na “panela de pressão”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E como você vai conseguir diversificar a sua cadeia de suprimentos, se ainda há muito tempo perdido no dia a dia da sua equipe com as rotinas operacionais de importação?

Este é um dos desafios mais comuns que vejo.

E a saída desta enrascada é através da Gestão de COMEX 360º, cobrindo três pontos principais:

  1. Conhecimento estratégico de todas as áreas que envolvem as operações de COMEX. Pois você não precisa saber tudo (ninguém sabe), mas precisa saber o suficiente para analisar o conjunto;
  2. Uso de dados, construídos através de indicadores chave de performance (KPI´s) e painéis de controle (dashboards). Somente com dados conseguimos avaliar e melhorar de fato a performance. Imagine um corredor de maratona que não sabe quanto tempo demora para correr 42 Km ou um levantador de pesos que não sabe quantos Kg levantou no último treino?!; e
  3. Automação das tarefas estruturadas, lineares e repetitivas. Pois estas tarefas já estão sendo delegadas à robôs e softwares à muito tempo.

Usando esta metodologia, sua equipe terá mais tempo livre para focar no que é estratégico para a empresa e conseguir resultados mais significativos.

Até mesmo a própria diversificação da cadeia de suprimentos, que trará redução de custos e robustez.

E você, concorda com este caminho?

Ah! Em breve voltamos com a nossa programação dos Bootcamps COMEX 360º, sejam presenciais, in company ou online!

🤘🏻